Brasileiros valorizam marcas que reconhecem particularidades regionais

Nova pesquisa da MindMiners mapeou o sentimento de identidade nacional e como ele impacta nas decisões de consumo.

Recém-divulgada pela MindMiners, a pesquisa ‘Brasilidades: quantos brasis cabem no Brasil?’ mostrou que 77% dos brasileiros sentem orgulho de sua identidade nacional, porém, valorizam ainda mais as marcas que reconhecem particularidades de cada região do país.

,O estudo apontou ainda que esse orgulho é impulsionado principalmente pelos sentimentos de alegria, resiliência, bom humor, acolhimento e solidariedade da sociedade; e que 5 em cada 10 entrevistados acreditam que há marcas que representam bem o Brasil como um todo. Entre as mais citadas estão Natura (10%) e O Boticário (2%).

Valorização regional

O levantamento da MindMiners, que ouviu 2.400 pessoas entre 28 de fevereiro e 6 de março deste ano, revelou ainda que uma das falhas mais recorrentes entre as empresas que desejam lançar produtos no Brasil é desconsiderar as peculiaridades regionais. Nesse quesito, 48% dos respondentes afirmaram que comprariam mais de empresas que representassem melhor suas regiões e culturas. No entanto, apenas 40% conhecem uma marca que represente bem sua região.

Para os analistas da MindMiners, essa percepção levanta uma questão relevante: as marcas estão, de fato, conectadas à essência da brasilidade? Compreender os diferentes Brasis é fundamental, mas se conectar com a identidade nacional de forma genuína é o que gera vínculos duradouros.

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